quarta-feira, 4 de outubro de 2017

GTD Getting things done - A arte de fazer acontecer de David Allen




David Allen é um dos mais influentes pensadores sobre produtividade no mundo. Conhecido por aplicar e repassar o ensinamento em diversos países do método GTD (Getting things done). O método garante cumprir as atividades estabelecidas no dia-a-dia, entregando soluções no prazo e mantendo a calma diante de múltiplas atividades.

O método é explicado detalhadamente no livro. A representante da empresa de David Allen e do GTD no Brasil é a maravilhosa Thais Godinho do blog Vida Organizada, que com seu jeito simples, repassa qualidade de vida com produtividade.

O método é complexo na sua totalidade, mas facilmente aplicável quando se pega a prática. Nos dois primeiros capítulos do livro o autor explica de forma geral sua ideia com o método GTD.

O mapa construído por David Allen esclarece bem resumido a ideia em si. Ou seja você organiza seus materiais pendentes de resolução e se propõe as perguntas a seguir:



fluxograma-gtd-para-produtividade

Ou seja, você primeiro vai coletar as informações de tudo, absolutamente tudo que está pendente na sua vida para ser resolvido, desde comprar papel higiênico até terminar aquela enorme dissertação (calma lá, você não vai fazer tudo ao mesmo tempo, só anotar isso em um caderno, que você vai chamar de caixa de entrada).

Depois de tudo anotado, você irá processar cada um desses afazeres com a seguinte pergunta, isso requer uma ação?. Se não ou é material para ir pro lixo; algum material de referência que devera ser guardado (ex: material de arquivo do seu trabalho que você pode usar um dia), ou aquela ação não deverá ser realizada em pouco tempo, assim fica na parte de Algum dia/ talvez, para posterior analise (ex. viajem para outro estado).

Já se requer ação, se levar menos de 2 minutos para concluir faça imediatamente, se depende de outra pessoa delegue, se é uma ação realizada em dia ou horário especifico marque no calendário e se requer uma ação mais demorada, coloque na lista de próximas ações.

Mas para entender melhor, gosto de construir meu próprio mapa de maneira mais simplificada e explicado o significado de cada etapa:

https://i.pinimg.com/originals/5e/36/62/5e36626a89bb21edca7487f2fd958701.jpg

Diferente da maioria das planilhas eu quis acrescentar os itens essenciais que David Allen orienta que façamos, são eles:  lista de próximas ações, já citada anteriormente; lista de projetos em andamento, arquivo de projetos (pasta de referência só dos projetos); lista de espera (aguardando resultado de ação delegada) e o calendário

A partir do capitulo 3 vemos a subdivisão que o autor propõe para o entendimento melhor da didática proposta, são elas:

Como o assunto é abrangente, a cada semana falarei sobre cada uma das etapas. Só clicar no link. Até mais...









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